Alexandra Vilela

Professora Associada

Alexandra Vilela é Doutora em Direito e  Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa e da Faculdade de Direito e Ciência Política da ULP. Foi Diretora da Faculdade de Direito da ULP entre novembro de 2011 e dezembro de 2014 e, atualmente é Presidente da Comissão Eleitoral também da ULP.

Doutorada em Direito (ciências jurídico‑criminais) pela Universidade de Coimbra, tendo as suas dissertações de mestrado e doutoramento publicadas pela Coimbra Editora.

Conta com vários artigos publicados em revistas jurídicas e em Capítulos de Livros. Faz parte do corpo editorial da Revista Anatomia do Crime, Edições Almedina, bem como da Conselho de Redação da Revista de Direito da ULP. É investigadora do CIDPCC – Centro de Investigação de Direito Penal e Ciências Criminais, da Faculdade de Direito de Lisboa, integrando o respetivo Conselho Científico. É também investigadora do Instituto Jurídico, da UC.

Leciona, dentro da sua área, aulas em Pós-Graduações e Cursos e participa regularmente em Jornadas, Conferências e Colóquios.

É advogada desde 1992, tendo sido membro do Conselho de Deontologia do Conselho Distrital de Coimbra, nos triénios de 2008-2010 e de 2011-13; entre março de 2011 e dezembro de 2016 foi membro de um júri do Conselho Regional da Ordem dos Advogados de Coimbra, das provas orais do exame final de avaliação e agregação à Ordem dos Advogados e no triénio 2017‑2019 foi membro da Comissão Nacional de Estágio e Formação (CNEF) e da Comissão Nacional de Avaliação (CNA), da Ordem dos Advogados. Foi membro da Comissão de Ética dos Hospitais da Universidade de Coimbra, entre julho de 2007 e maio de 2013.

Ver na íntegra CV – Alexandra Vilela

  • Português
  • English