Teresa de Moraes Sarmento

Professora Auxiliar

Teresa de Moraes Sarmento é Mestre em Direito Público, Doutora em Ciência Política e Relações Internacionais e Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade Lusófona, onde Leciona Direito da União Europeia. É Presidente da Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares de Justiça 

desde 2018, cargo que acumula com a atividade de docente. É arguente e orientadora em teses de Mestrado. É Advogada desde 1992, exerceu advocacia de forma interpolada, tendo atualmente a atividade suspensa a pedido. 

Exerceu diversos cargos de direção superior e de direção intermédia na Administração Pública, designadamente de Diretora-Delegada de Serviços Municipalizados, Subdiretora-Geral da Direção-Geral da Justiça/Ministério da Justiça, Diretora de Serviços do Centro de Formação do Ministério da Saúde, Chefe de Projeto do PROFAP/Presidência do Conselho de Ministros (gestão de Fundos estruturais – FSE e FEDER – para a Modernização da Administração Pública), entre outros.

Colaboradora do INA, entre 1993 e 2018, na formação de quadros técnicos e técnicos superiores em contratação pública, no regime jurídico aplicável aos trabalhadores da Administração Pública, no Código do Procedimento Administrativo e Fundos Comunitários. Representante do XIII Governo para as mesas negociais e membro do Grupo de Reflexão do Partido Socialista (XIII Governo) para a modernização da Administração Pública. Deputada à Assembleia pelo Partido Socialista na X legislatura e autarca entre 2013 e 2016, tendo exercido outros cargos a nível partidário.

Ver na íntegra CV – Teresa de Moraes Sarmento

  • Português
  • English